quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Entrevistas e mais!

Bom gente como falamos anteriormente, no Uruguai nós fizemos entrevistas com os moradores da cidade (Montevideo) a respeito dos assuntos tratados aqui no blog, e para complementar fizemos a mesma entrevista aqui no Brasil (Porto Alegre).

A partir dessa coleta de dados pode-se visualizar o perfil do Uruguaio x Brasileiro e entender que regiões diferentes possuem problemas diferentes, mas que há questões gerais no mundo que precisam ser mudados urgentemente!

Por problemas técnicos (não saber mexer no blogger) fica um link para vocês visualizarem todos os gráficos, é só clicar aqui.

  • Breve tutorial sobre como baixar arquivos:
Quando a página abrir clique em Download Now! Após isso vai aparecer um aviso para você aguardar 10 segundos e então clique onde diz: Click here to download this file, e pronto abrirá a janela para o download!

Tendo em vista que vocês baixaram o arquivo e estão analisando os gráficos vamos comentá-los.

Pergunta 1) Você faz alguma ação cotidiana que pode ser chamada de ecológica?

Com 50% dos votos os Uruguaios responderam que economizam água e 22% evita andar de automotores e outros 22% separam o lixo, a grande maioria falou que economizam água como parte do dia-a-dia, mas votaram em 'separar o lixo' como um 'adicional', não como algo que faça parte da rotina, tendo em vista que em Montividel a separação do lixo é mais primaria. Porém foi visto e comentado que lá é bem mais limpo, talvez seja pela menor população ou por uma consciencia adquirida na criação.
Em Porto Alegre observamos que a maioria (80%) diz separar o lixo, porém sabemos que o problema é grande com a reciclagem, é preciso mais informações e um melhor saneamento basico na capital, visto que nas ilhas do guaiba e vilas perto de corregos são esquecidas a margem de poluição e coleta seletiva.

Pergunta 2)Em relação ao meio ambiente e aos países vizinhos responda:

Resolvemos perguntar sobre a politica, já no Uruguai eles estavam em periodo de campanha, e o que fazer a respeitos dos problemas naturais na America latina, foram esses os resultados:
Cada país deve cuidar de seu território (26%)
Os países devem se unir para coordenar políticas públicas (74%)
Os países com maior culpa deveriam ser precionados pelos vizinhos (0)
Não sei/não opino (0)

Mostraram grande interesse em montar uma união entre os paises, para coordenar soluções aos problemas terrestes. Unir os paises nao só para acordos comerciais, ajudar financeiras, mas monstar uma 'amizade politica' para manter a beleza e a saude natural dos nossos bens, já que abrigamos o maior bioma terreste e a maior biodiversidade.
Já em Porto Alegre, os gaúchos se mostraram um pouco desinteressados em monstar alianças, com apenas 30% das escolhas, a maioria dos votos(70%) foi para a opção individualista. Isso talves se deva ao fato de que maior parte das alianças sejam para que seja trás um certo prejuizo para o Brasil, ao inves de manter uma boa união, só mantemos a 'boa vizinhança', que convenhamos não serve para muita coisa...

Pergunta 3) Qual recurso natural tu achas que é mais ameaçado?

Perguntamos sobre os recursos retomando o tema da nossa dupla neste projeto. Entre água, florestas, ar e energias não renováveis(petroleo, minerio...), os uruguaios se preocuparam mais com a água(74%) até porque grande parte da atração turistica e beleza natural que atrai os olhares do mundo ao Uruguai é o belo lago que forma uma certa 'praia'.
Em Porto Alegre a atenção foi às nossas florestas (60%), pois abrigamos maior parte da floresta Amazonica, apesar de não estar somente aqui. Mas de certa forma foi um resultado ironico, pois houve anos em que conseguimos destruir a maior parte da Mata Atlantica que aqui estava...

Pergunta 4) Qual a responsabilidade de cada geração em relação ao futuro do planeta?

Em ambos paises a opção foi um nanime com 61%- Montevideo e 80% - Poa, todos acham que todas as gerações tem responsabilidade pelo futuro do planeta. Ainda lembro quando era normal pensar que as gerações futuras iriam salvar tudo, mas o problema é o que nos tornamos? E o que nós vamos passar para os nossos filhos? Sem o presente consciente o futuro é um mero produto.

Pergunta 5)Em relação as alternativas de energia a preservação de recursos naturais:

Perguntamos em relação as energias renovaveis do ar, da água, essas alternativas que estão sendo dadas justo a tecnologia atual. Outra pergunta em que ambos os paises concordam que serão uma boa alternativa se mudarmos também nossa forma de viver, o que não é novidade.

Concluindo...
Mesmo que o homem com tanto nas mãos prefira dar um valor mais importante ao entreterimento, as relações capitalistas, ainda devemos mudar o nosso olhar sobre os problemas. Não estamos na mesma situação em que estiveram os dinossauros quando os meteoros cairam, apenas esperando, temos pernas, braços, cabeças que pensando juntas com certeza movem o mundo. O homem não está no topo da cadeia alimentar por pensar consciente, mas por ter um instinto mais brutal que os outros, não somos racionais ainda porque fazemos e fizemos escolhas sem sentido. Pensemos na geração atual, não passamos quase 8 horas dos nossos dias no computador ou pensando como fazer a cola para aquela prova? É preciso mudar. É preciso olhar pra tras e ver o exemplo, o legado que nos deixaram, nos deixaram nações e uma vida feita de caminhos, é só escolher o seu.

Um grande beijo da Nathy e da Ana

Hola que tal?!

Boa Tarde! Bom hoje vou postar mais uma etapa que se passou deste projeto de série do Colégio Santa Inês, que foi a viagem para o Uruguai. Foi uma experiência única, parabéns aos professores que organizaram o cronograma de atividades e a viagem em sí, tenho certeza que todos os alunos adoraram e terão na memória de cada um todos os momentos da visita à comunidade vizinha. Abaixo algumas fotos da viagem:



Este post é mais para não deixar passar em branco esta viagem tão marcante. Com eu disse nunca vamos esquecer de tudo que aconteceu, com certeza deixará saudades! Até mais gente! Logo vamos postar os gráficos das entrevistas que fizemos na viagem, aguardem aí. Beijão!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Relembrando a Carta...

A Carta da Terra foi um 'artificio' criado como ajuda às nações para melhor entendimento da situação atual do planeta. Nela explicam-se causas e motivos do nosso planeta estar chegando a um limite. No nosso projeto vimos justamente isso, o quanto o planeta foi destruído e não é só por causa de poluição, mau uso de recursos, mas por ganância de governos e governantes, individualismo pessoal e falta de iniciativas. Mas também constatamos que é preciso nos adaptarmos as novas soluções sustentáveis, não apenas nos unirmos, sabemos que existem soluções, pesquisamos sobre isso, estudamos, o mundo de um modo geral sabe, apenas parece não querer ver, o mundo está pedindo um "tempo", algumas pessoas trazem soluções, mas não são ouvidas, será que a humanidade terá de sofrer para entender isso? A mudança é possível se pudermos tomar cada um nossas decisões sabiamente e nossos governantes souberem tomar uma iniciativa socio-cultural que abrangesse todas as nações e pudesse contemplar todas as áreas em perigo da Terra.
(Este post é um trabalho relacionado a filosofia) Beijos Nathy e Ana