terça-feira, 6 de outubro de 2009

Beba com Moderação!

Olá gente! Como vocês passaram esta semana? Nós estamos na correria, só conseguimos postar hoje. Agora vamos falar um pouco sobre o nosso segundo recurso natural, a água.

Dando um foco central para o Brasil é importante sabermos que nosso país possui 15% de toda a água do planeta. Bom, falando assim parece pouco mas é bastante, pode ter certeza! E mesmo com toda esta água, poucas pessoas a possuem encanada e tratada corretamente, apenas 55% da população, mostrando o quanto se "investe" em água de qualidade. Fora estas pessoas que não possuem acesso a rede de água estão os fazendeiros, que utilizam deste bem tão valioso e ESCASSO para irrigar suas plantações de arroz... fazendo com que dos 59% de água que são desperdiçados, 40% sejam apenas pela agricultura exagerada.

Numa visão global vemos a água sendo contaminada por indústrias, esgotos, agropecuária, sendo estas atitudes fundadoras de uma expectativa triste, em 2025 2,43 bilhoes de pessoas, isso mesmo, 2,43 bilhoes de pessoas não teram água suficiente para sobreviver bem, o que ocasionaria a morte de 10 milhões de vidas humanas, destruídas por outras que com certeza não sentiram tão cedo com a falta desta água...

Obs. A pedido de internautas vamos explicar melhor o que é essa conferência em Copenhagen.
Basicamente é uma "reunião" entre países onde é decidido o quanto devemos diminuir as emissões de carbono e etc para que não haja mais aumentos na temperatura terrestre, enfim para que não piore ainda mais o aquecimento global e outros fatores do clima da Terra. Participando desta conferência cada país é "obrigado" a cumprir certas metas para a redução de suas emissões e danos a natureza. Para mais informações vocês podem entrar no site http://www.ecodebate.com.br/2009/09/01/100-dias-para-copenhagen-nao-temos-tempo-a-perder-entrevista-especial-com-lisa-gunn/ achei bem legal a entrevista, acho que ficou bem claro o que é, e qual a missão do Brasil nisso tudo...

Bom gente, boa semana pra vocês!
Nathy e Ana

7 comentários:

  1. Meninas, adorei a postagem de vocês! E fiquei impressionada com os fatos. Como a quantidade de água gasta na agricultura, sendo que se formos pensar quanto que realmente aproveitamos dos alimentos provenientes dessa agricultura, veremos que é mínimo. Afinal, grande parte das verduras do supermercado, não são compradas ou estragam e vão fora. E o resto que foi comprado por nós, às vezes nem comemos e colocamos fora, não é? E é assustador o número de pessoas que podem ficar sem água no futuro, por causa de caprichos e hábitos ruins que temos hoje. Com certeza é um tema muito bom! Mesmo que pareça algo batido, seria legal também que tivessem dicas de como reaproveitar (água da chuva, etc.) e economizar (banhos, louça, etc.) água. Uma coisa legal que eu vi há um tempo em um espaço aberto de lojas de grife, foi um mecanismo com uma arquitetura super moderna, para aproveitar a água da chuva, muito interessante. Isso mostra que até esses lugares estão tentando achar um modo de cuidar do meio ambiente, de uma forma moderna. Gurias, continuem com postagens como essa! Elas ajudam a conscientizar as pessoas e a mostrá-las os resultados das nossas atitudes de hoje. Beijos, Natália T. - 2A

    ResponderExcluir
  2. Cabe a nós mudarmos, a água é o bem mais precioso que se tem, se algo não for feito, ainda mais pessoas não terão acesso a ela.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela resposta sobre Copenhague. Vejo que estão bem informadas. Mas uma coisa me deixou meio "encucado". Será que podemos deixar que os governos entre eles resolvam? Podemos confiar neles? Não seria melhor fazer pressão para exigir que o Brasil leve um compromisso de realmente colaborar com a redução de CO2? Ao final somos o quarto maior responsável entre os vilôes.
    O que podemos fazer desde aqui para que possa repercutir la?
    Gerardo

    ResponderExcluir
  4. Realmente, não damos valor aos 15% da água mundial que se encontram no Brasil. É com frequencia que ouvimos anúncios nos incentivando a poupar esse bem tão valioso, mas na prática isso não acontece. Se não tomarmos cuidado, nossos filhos sofrerão as consequencias da nossa geração. Caso não sejam tomadas providências, talvez ocorra com a água, metaforicamente, o mesmo que aconteceu com a Mata Atlântica, foi quase toda consumida.

    ResponderExcluir
  5. infelizmente,nós, homens só damos valor para as coisas quando a falta dela nos trazem conseqüências, senão nem pensamos muito no assunto. porém, deveríamos pensar, pois daqui a pouco, os prejudicados podem ser nós mesmos se continuarmos a desperdiçar e não dá valor a um bem tão precioso que é a água.

    ResponderExcluir
  6. A água é muito importante para todos nós, devemos saber a quantidade certa do uso dela para nao haver desperdício.
    /Desmatamento em POA

    ResponderExcluir
  7. Realmente é importante lembrar do problema com a água no nosso planeta. Muitas pessoas ainda não têm essa consciência e acabam gastando mais do que deviam. Ficamos impressionados com os dados apresentados. Na verdade muitas potências mundiais já conhecem esse problema, mas ninguém faz nada. E se não fizerem nada, em pouco tempo esse recurso tão importante vai fazer falta!
    Muito boa a postagem.

    ResponderExcluir