terça-feira, 3 de novembro de 2009

E quando acabar?

Oi gente, mil desculpas por esse tempo sem postar, final de bimestre, começo de outro, enfim...
Falemos do nosso combustivel fóssil mais importante... O petroléo
O Petróleo é utilizado, mais ou menos, desde 400 a.C, isso não é pouco não ein! Mas no Brasil é datado o uso a partir de 1932, quando se criou a primeira refinaria do país. O petróleo é um recurso não-renovável, ou seja, ele acaba sim!
E é por isso que o uso dele é importantissimo;ele gerou e gera milhares de conflitos pelo mundo , como a Guerra Irã-Iraque, guerras nos países arabes (que tem a maior concentração e podiums de petroléo do mundo), a crise petroleira da decada de 80... E não só guerras, o petróleo causa danos a natureza, desde a sua extração, transporte, refinaria e consumo, quando produz gases poluentes. Um dos problemas mais graves é na etapa de transporte de combustível, onde em muitos acidentes, grande parte do óleo é derramado em mares. No Brasil, um dos últimos grandes derramamento ocorreu em 2000, no Rio de Janeiro. Foram lançados 1,3 milhões de litros de óleo nas águas da Baia de Guanabara pela empresa Petrobrás. Foi aí que resolveram cuidar, e criaram Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional - Pégaso, que cria um padrão de proteção ambiental na sua empresa a nivel mundial...
Mas engana-se quem acha que os únicos riscos da exploração e produção de petróleo no mar são os vazamentos. Após 45 dias, um poço perfurado já representa um grande impacto na fauna e flora. Guilherme Dutra, da ONG Conservation International Brasil diz que "São descartados fluidos de perfuração, cascalhos saturados de diferentes substâncias e compostos tóxicos, incluindo metais pesados como mercúrio, cádmio, zinco e cobre. Na fase do refino, existe o problema do descarte de efluentes líquidos, a emissão de gases e vapores tóxicos para a atmosfera, além dos resíduos sólidos, normalmente armazenados em aterros industriais."
Vamos às soluções, não é mesmo? O melhor candidato para substituir os combustíveis fósseis em veículos automotores, atualmente melhor cotado (De boita inclusive, nos explicou sobre isto), é o hidrogênio, pois é abundante no planeta e sua combustão só gera água pura. Pode ser produzido a partir de diversas fontes: álcool, biogás, água, gás natural, biodiesel. Ainda é um combustível mais caro do que o petróleo, mas melhorará problemas quanto às emissões de dióxido de carbono, o CO2. A partir de 1999, o Ministério da Ciência e Tecnologia passou a avaliar a reforma de etanol como alternativa para produção de hidrogênio para abastecer o mercado interno e a América Latina. Em 2001, foi criado o Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio (Ceneh) e, em seguida, o Programa Brasileiro de Sistemas de Célula a Combustível (Procac).

Concluindo, precisamos de governantes coerentes, com visão para o futuro, unindo responsabilidade ambiental com lucros, e isso sim é possível, como vimos agora.

Ps.: A MTV está exibindo - não sei por quanto tempo- um programa que mostra as degradações ambientais ao redor do mundo, muito bacana, mas quem não gosta ou é sensivel a esta realidade digo já que é forte. Porém é preciso, não é mesmo? ;/ Já que eu não sei bem os horários e dá bem tarde ai o lindo pra seis veram alguns trechos http://mtv.uol.com.br/vice/toxic

2 comentários:

  1. atualmente os combustíveis fósseis são os mais viáveis, é preciso achar uma maneira de tornar viável o uso do hidrogênio como combustível o mais rápido possível. Imaginem a quantidade de carros que circulam por dia em nosso planeta, a quntidade de CO2 que é liberada!

    ResponderExcluir
  2. na verdade não só governantes bons como também força de vontade dos que dominam as riquesas.

    ResponderExcluir